SAIBA COMO FOI A PRIMEIRA NOITE DO V EPAGEO


A abertura da 5ª edição do Encontro Paraibano de Geografia aconteceu na noite dessa segunda (29) às 19h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega na UFCG e contou com a presença de estudantes, professores e pesquisadores da área.
Dividida em quatro momentos, a primeira noite de evento contou com a apresentação do Coral Coro em Canto da UFCG seguida da cerimônia de abertura que dispôs de representantes do Centro de Humanidades, das coordenadorias de curso (UEPB/UFCG), dos centros acadêmicos e da associação de geógrafos brasileiros (seção João Pessoa).
Logo em seguida, aconteceu a execução do Hino Nacional e uma homenagem à professora Emília de Rodat pela contribuição na produção geográfica no estado da Paraíba, e que relatou para o público presente sua formação acadêmica e experiência profissional.
O quarto e último momento ficou por conta do Prof. Ruy Moreira (UFF) que proferiu a conferência de abertura sobre Geografia, Interdisciplinaridade e Saberes Múltiplos, que começou por volta das 20h40. Ele salientou que a interdisciplinaridade e os saberes múltiplos sempre estiveram presentes nas discussões, e foram seguindo as peculiaridades de cada autor.
Citando exemplos assim, lembrou-se de Josué de Castro em Geografia da Fome, que aborda relações da geografia física e humana na abordagem do problema fome. Manuel Correia de Andrade, Milton Santos e Geiger com formações interdisciplinares. Ab’Saber que dialogava com várias ciências organizadas organicamente como encontrada na Teoria do Refúgio, que segundo o professor possui relação direta com o Reduto, aonde paisagens biogeográficas interferem nas paisagens geomorfológicas. E, Carlos Augusto que através do SCU (Sistema Clima Urbano) defende que a cidade não só cria, mas, recria seu clima, criando o clima urbano.
“Desde sempre o que tivemos na geografia foi uma relação interdisciplinar, o que está acontecendo é um esquecimento disso” enfatizou Ruy ao mencionar a fragmentação cada vez mais presente nas formações acadêmicas e que de acordo com o professor “não era para existir”. Segundo ele, a interdisciplinaridade ocorre de duas maneiras: para dentro – com conexões pelos múltiplos saberes dentro da própria ciência – e para fora quando é externada sua contribuição como conhecimento para a sociedade.
Ruy Moreira ainda pautou que a geografia é uma arma, e como tal, necessita dá um salto de qualidade no que diz respeito ao conhecimento (da realidade) e a (planejamento para) transformação. Até porque a própria vida é prática espacial e como afirmação dele “as práticas espaciais se traduzem em saberes espaciais”.
Os estudantes enfatizam a importância na participação do EPAGEO. Como é o caso de Lázaro Avelino da UFCG que diz “além de aprofundar nosso conhecimento geográfico o evento traz o que há de melhor para nossa formação”, e das estudantes de geografia Daiane e Thaís da Universidade Santa Cruz em Ilhéus-BA que enfatizam “além de estarmos muitos felizes por estarmos aqui, ficamos surpresas com a participação efetiva dos alunos na produção do evento e satisfeitas com a integração nas discussões da Geografia”.
O V EPAGEO segue com as atividades até o dia 01 de novembro e estima-se  mais de 400 pessoas participando do encontro.