MESAS REDONDAS E ENCERRAMENTO DOS MINICURSOS MARCARAM O SEGUNDO DIA DO ENCONTRO PARAIBANO DE GEOGRAFIA


Intituladas de A interdisciplinaridade e as fronteiras do conhecimento geográfico e Dinâmica recente no Espaço Agrário nordestino, as mesas redondas ministradas nesse segundo dia de EPAGEO ocorreram no Centro de Extensão e no auditório de Arte e Mídia ambos na UFCG. Como expositores da primeira, os professores Ruy Moreira, Caio Maciel, Paulo Farias e Antônio Albuquerque discutiram a temática.
Já na segunda, os professores Maria de Menezes, Gleydson Albano, Edvaldo Lima e Aline B. de Lima contribuíram nas discussões em torno do espaço agrário nordestino e enfatizaram sobre a dinâmica da globalização, a modernização conservadora, o espaço agrário ocupando empresas multinacionais, a reprodução de capital e os dois paradigmas como o agronegócio e latifúndio e Terra e homem no Nordeste.
À tarde dessa terça (30) foi finalizada com o encerramento dos onze minicursos que giraram em torno dos temas de Planejamento Territorial, Centralidade e Cidades Médias, Ensino de Geografia, Sensoriamento Remoto, Geografia Física em sala de aula, Açudes Urbanos, Técnicas de Pesquisas e estudos ambientais.
A professora Janaína Barbosa que ministrou sobre Introdução ao Sensoriamento Remoto avaliou com contento o encerramento dessa atividade e enfatizou que seu minicurso foi mais voltado as atividades práticas do que discussões teóricas. Além do mais, disse que “dentro da geografia o sensoriamento tende a contribuir mais na Geografia Física e o geoprocessamento auxilia na geografia humana”, sendo importantes essas contribuições iniciais para despertar estudos futuros na área.
A noite do evento fica por conta de lançamentos de obras no hall do Centro de Extensão seguido de mais duas mesas redondas intituladas por Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade, e, Desafios, propostas e ações no Semiárido brasileiro.