ATIVIDADES DO TERCEIRO DIA DE EPAGEO


O último de dia de atividades do 5º EPAGEO, antes dos estudos de campo, contou com duas mesas redondas, sendo uma sobre Meio Ambiente e Interdisciplinaridade e a outra sobre Pequenas e Médias Cidades no Brasil atual, além da tarde com os Espaços de Diálogo e Prática (EDP) na UEPB e da mostra fotográfica do MISA/UFCG (Museu Interativo do Semiárido), e da solenidade de encerramento programada para essa noite (31) no Centro de Extensão da UFCG.
A mesa sobre Meio Ambiente teve Lutiane de Almeida (UFRN), Luciene Arruda (UEPB), Margarida Guimarães (UEPB) e Sérgio Murilo (UFCG) como expositores, e a voltada as Pequenas e Médias Cidades contou com Alarcon Agra, Lívia Miranda e Lincoln Diniz, todos da UFCG e com Beatriz Ribeiro Soares da Universidade Federal de Uberlândia, que após falarem sobre o contexto da diversidade dos municípios brasileiros, envolveram discussões voltadas às pequenas e médias cidades na Paraíba e o caso específico de Campina Grande.
Os EDP’s foram divididos em cinco eixos: campo/rural, cidade/urbano, pensamento geográfico, educação geográfica e natureza e meio ambiente. A estudante da UFCG e também integrante da organização do evento, Polyanna Bezerra apresentou um trabalho sobre o Geoescola: o conhecimento geográfico na formação cidadã, e comentou “uma das propostas do nosso trabalho é auxiliar nos procedimentos metodológicos usados pelos professores já formados nas escolas e transmitir novas ferramentas de trabalho”, e ainda “estou feliz por trabalhar no EPAGEO e ele foi o resultado de um grande esforço de todos envolvidos”.
A comissão organizadora avalia o evento como “um marco na Geografia Paraibana pela possibilidade que tivemos de reunir vários grupos que a discutem na Paraíba”. O professor Thiago Romeu ainda apontou que o EPAGEO dá sinais para o futuro a partir do momento em que “discutimos o local sem esquecer do global e contamos com nomes importantes da ciência contribuindo aqui”.
A última noite de evento começa a partir das 19h com o professor Alcindo Sá da Universidade Federal de Pernambuco junto com a solenidade de encerramento.